top of page

Poké History #4 - Começam os Desafios dos Ginásios

Salve treinadores e historiadores Pokémon!


Mais um post da nossa história do Pokémon TCG, aqui falaremos hoje sobre duas coleções que mudaram e até hoje são amadas por jogadores veteranos, as coleções Gym Heroes e Gym Challenge.


O desafio dos líderes


Gym Heroes é a sexta expansão principal lançada em 24 de outubro de 1998 no Japão e em 14 de agosto de 2000 nos EUA.

Essa coleção trouxe cartas incríveis que pertenciam aos líderes de ginásio de Pokémon e lançando as cartas dos Owner´s , cartas as que vinham com o nome do treinador junto ao nome do Pokémon, por exemplo Misty´s Psyduck, que deixou os treinadores empolgados para jogar com os poderosos Pokémon dos treinadores.



Nessa coleção tivemos os baralhos temáticos de Brock, Misty, Erika e Surge.


Gym Challenge é a sétima coleção, lançada em em 25 de junho de 1999 e em 16 de outubro de 2000 nos EUA, trazendo uma continuação da coleção Gym Heroes, complementando a coleção com mais Pokémon dos treinadores e cartas especiais.



Completando tivemos os baralhos temáticos de Sabrina, Koga, Blaine e Giovanni.


Os Pokémon de cada treinador tinham características bem marcantes, enquanto os Pokémon de Brock eram bem defensivos, os da Misty eram rápidos no ataque e custo baixo de energia, os Pokémon da Erika, Sabrina e Koga trabalhavam muito com efeitos de Confusão, Envenenamento e paralisia, os do Surge, Blaine e Giovanni tinham ataques potentes. E para completar, apesar de não ser um ginásio Pokémon, os Pokémon Rocket´s, como o lendário Rocket´s Mewtwo, o primeiro Pokémon na história do TCG com 3 ataques.


Outro grande destaque dessas duas coleções foram as cartas de Estádio (Stadium) Pokémon, que surpreenderam por ser cartas permanentes em jogo, até que o oponente jogasse outro Estádio no lugar. Essas cartas, até hoje, são importantíssimas em deck de Pokémon TCG. Um estádio do Brock dava uma grande vantagem aos Pokémon com o nome Brock´s em jogo, algo que se tornou muito importante na época.




Além dos ginásio temáticos, surgiram novos como No Removal Gym, que não permitia remover energias tão facilmente ou The Rocket Training Gym, que aumentava o custo de recuo dos Pokémon ou o temível Chaos Gym, que seria o pesadelo de muitas pessoas com a expansão Neo. Futuramente isso decidiria Estádio Pokémon que seriam cartas chave em muitos baralhos.

Primeiros Meta Game


Uma grande característica de campeonatos com as coleções Gym Heroes e Gym Challenge foi o surgimento dos metagame de Pokémon TCG. Um Metagame é um tipo de deck extremamente eficiente e que leva vários jogadores a imitá-lo, com mínimas alterações. Apesar de termos decks frequentes nas expansões anteriores, foi a partir dessa coleção que pode-se ver um metagame crescente, com Erika´s Jigglypuff (Gym Challenge), Erika´s Dratini (Gym Heroes) e Misty´s Staryu (Gym Challenge).


Erika´s Dratini é um Pokémon extremamente defensivo e sua habilidade que reduzia o dano recebido acima de 20 para 10 e usando Poção ou Centro Pokémon era praticamente um Pokémon imbatível. Sua única limitação era que a habilidade parava de funcionar quando estava sobre um efeito, o que era necessário colocar um Pokémon que envenenasse para quebrar sua defesa.





Erika´s Jigglypuff foi durante um bom tempo um

Pokémon chave nos decks, se o oponente tinha energia dupla no deck era quase certo ter uma Erika´s Jigglypuff, que descia em jogo, tinha a energia dupla incolor ligada e o treinador Pluspower (Mais Poder) junto, normalmente 2 ou mais, causando um dano considerável pra época. O que surpreendia era o giro extremamente rápido de Jigglypuff. Mesmo sendo nocauteado no turno do oponente seguinte, era o suficiente para outro Pokémon finalizar o serviço.




Misty´s Staryu é o Pokémon com esquema mais absurdo de todos na época. Staryu tinha um ataque que causava 20 e voltava todas as cartas ligadas a ela para a mão do jogador, mas o detalhe assustador nesse deck era que você montava o jogo com alguma Pokedoll (Poké boneca) ou Fóssil Misterioso, colocando a Staryu como ativo e ligando 4 Misty e ou 4 Pluspower atingindo até 140 de dano.

O detalhe aqui é que todas essas cartas eram ligadas a Staryu e seu efeito fazia com que as mesmas cartas usadas voltassem para a mão, conservando as Misty e Pluspower para um novo ataque.

Um combo sensacional de cartas era envolvendo as cartas Lt. Surge Secret Plan e Koga´s Ninja Trick. Com a primeira carta você colocava uma carta virada para baixo, qualquer uma e quando essa fosse atacada ou sofresse alguma habilidade seria virada, se fosse um Pokémon básico continuava em jogo, mas se você colocasse um treinador ou energia ela era descartada. Com Koga´s Ninja Trick, um Pokémon do Koga poderia trocar com um Pokémon do banco caso fosse atacado, ai você coloca a carta virada para baixo e quando revela não é um Pokémon, ou seja, você poderia fugir de ataques poderosos sem que seu atacante principal não sofresse dano algum.

Outra carta que envolveu muita polêmica foi o Sabrina´s Alakazam. Esse poderoso Pokémon tinham uma habilidade na carta japonesa que tinha uma errata, em que ele poderia copiar uma habilidade de qualquer Pokémon em jogo, sem custo de energia. Na época cartas japonesas eram bem comuns nas lojas e esse bug deu um hype enorme para Alakazam, mas quando a versão americana saiu acabou quebrando a habilidade pois já saiu com errada de copiar os ataques dos seus Pokémon psíquicos.

Depois de um tempo cartas japonesas começaram a ser banidas de competições, a não ser que você tivesse uma cópia em inglês ou português fora do deck para mostrar o efeito e depois foram completamente restritas.


Polêmicas dos Gym Leaders


Essas coleções foram praticamente todas ilustradas pelo mestre Ken Sugimori, mas ainda sim tivemos 3 cartas que envolveram polêmicas quando vieram para o Ocidente.


Misty Tears


Essa foi a primeira carta que envolveu polêmica quando foi lançada no Japão, pois sua ilustração original trazia Staryu e Misty que aparecia de uma forma que dava a ideia de estar sem roupas, nem um biquini em um foco contra luz. Isso já causou um alvoroço e sua arte no Ocidente foi substituída por Squirtle enxugando lágrimas de Misty.


Sabrina´s Gaze


A segunda carta foi Sabrina´s Gaze que na ilustração japonesa está segurando uma Masterball com o dedo do meio em destaque, o que foi considerado ofensivo no Ocidente, como no Japão na época não se tinha a referência ao gesto, ficaram meio sem entender, mas a arte foi substituída por Sabrina arremessando uma Pokéball.


Koga´s Ninja Trick

A terceira carta foi Koga´s Ninja Trick, por ter uma suástica no canto direito da ilustração. A suástica é um símbolo milenar ocidental e conhecido como atribuir poder e energia ao possuidor e representação do Budismo, mas teve seu significado distorcido pelos nazistas na 2º Guerra Mundial. Para manter a carta, foi substituída por outro símbolo que encobriu o desenho da suástica.


Rocket´s Mewtwo e Zapdos


Tanto Rocket´s Mewtwo quanto Rocket´s Zapdos são duas cartas excelentes que comentamos anteriormente, mas algo que foi incrível e determinou a conexão das expansões é que ambas as cartas só se tornaram realmente fortes nos decks a partir das expansões Neo, como veremos nas próximas edições de Poké History.


Com as muitas cartas especiais dos treinadores Gym Heroes e Gym Challenge trouxeram uma revolução para Pokémon com marcas que são presentes até os dias de hoje.

Até a próxima treinadores!

 
 
 

Yorumlar


Desenvolvido por Fafin Pokecards. Criado com Wix.com

bottom of page