Oficina de Deck - Pequeno Gigante de Metal
- Fafin Pokecards
- 28 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
E ai treinadores! Como estão?
Hoje trazemos um deck muito interessante, em um estilo bem defensivo e spread.
Na nova coleção Evolução em Paldea temos a estreia do novo Pokémon Orthworm.

Nossa minhoca de metal (com seus 2,5 m de tamanho descrito na carta) trouxe uma mecânica sensacional na sua habilidade Ferro Nutritivo. Essa habilidade aumenta em 100 HP quando tem 3 energias metal ligadas a ele, ficando com 230 HP. Como o ataque Tiro Vazante precisa de 4 energias para ser usado, a habilidade é quase natural ser ativada. Com o Pingente da Bravura ele chega a 280 HP, que é mais que alguns Pokémon V-Astro e ex tem, sendo um Pokémon single prize.
Esse mesmo ataque é um spread, causando 100 no Pokémon ativo e dando 30 de dano em um dos Pokémon do Banco.
Mas para que Orthworm seja efetivo é necessário de um apoio necessário no deck.
Os Pokémon de apoio desse deck são Magnezone da coleção Estrelas Radiantes e Bronzong da coleção Estilos de Batalha.

Magnezone já um bom conhecido de decks metal na atualidade, como Dialga V-Astro e amigos, por fazer uma aceleração sensacional na parte de energias. A habilidade Giga Magnet consegue carregar Orthworm muito rápido, já ativando a habilidade.
Magnezone ainda é um apoio como atacante para Orthworm, justamente no processo de preparar um segundo ou terceiro Orthworm para entrar em jogo.
A única limitação de Magnezone é ser o estágio 2, sendo necessário uma combinação de Doce Raro e Jacques, por exemplo.

O segundo suporte desse deck é Bronzong, já é um excelente Pokémon que circula as energias, já muito usado com o esquema de mover energias e Cheryl para curar em decks de evolução de Metal.
Sua habilidade Transferência de Metal faz um ótimo giro das energias que Magnezone puxa para o jogo, permitindo que Orthworm possa se aproveitar de recuo, mudanças de um Orthworm para outro. Além disso Bronzong ajuda muito em situações em que o oponente usa uma ordem da chefia para puxar um Pokémon de recuo pesado e sem energias para entrar na ativa.

AInda temos outro recurso essencial nesse deck é o Pingente da Bravura, que já comentamos anteriormente que aumenta 50HP para Orthworm, deixando com 180HP sem a habilidade e até 280 HP com a habilidade ativada.
Lembrando que o Pingente só pode ser usado com Pokémon Básico, o que deve ser priorizado ao Orthworm para ter um efeito efetivo.

A nossa menina Penelope é uma das cartas chave nesse deck, uma vez que Cheryl não pode ser usada para curar Pokémon Básico e Orthworm não consegue usar esse efeito, mas como temos o sistema de puxar energia e transferir energia com nossos Pokémon apoiadores.
Só tenha atenção ao usar a habilidade de Bronzong antes usar Penelope porque se tirar mais de duas energias de Orthworm a habilidade para de funcionar e você pode nocautear o Orthworm antes de usar a Penelope justamente para salvá-lo.
Orthworm ganha uma grande vantagem por ser um deck one prize e por ser spread já consegue desestabilizar alguns dos principais decks do formato. Um deck extremamente divertido e diferente!
E ai treinadores, prontos para um novo deck metal?
Até mais!!
Commentaires