top of page

O Efeito Reklev

Fala galera!!


Hoje nosso post fala sobre um assunto extremamente interessante, que a Oficina está chamando de Efeito Reklev.

Se você está no cenário competitivo, já deve ter ouvido falar sobre Tord Reklev, jogador norueguês, inúmeras vezes campeão em várias competições internacionais. E graças a ele, criamos um conceito chamado Efeito Reklev.

Com todo o respeito a grandes nomes brasileiros, campeões consagrados, mas a Oficina tem uma admiração em especial por Tord Reklev, ou simplesmente Tord. Ele é um deckbuilder e um jogador que sempre surpreende em todos os eventos pela mecânica que ele escolhe jogar. Criador de vários decks campeões ou decks que seriam considerados Rogue dentro de uma competição, Tord simplesmente deixa o público e jogadores de queixo caído, pois apresenta decks com mecânicas variadas e apresenta ao jogo muitos decks que não seriam considerados favoráveis. Isso cria o Efeito Reklev, que é simplesmente a cópia das listas vencedoras, como a dele, as de Pablo Meza e agora do campeão do Internacional da Europa, Alex Schemanske.



E vamos falar a real... isso irrita bastante.


Pokémon é um jogo com milhares de cartas variadas, milhares de estratégias possíveis, mas o meta realmente estraga isso um pouco, porque se um deck funciona, exemplo o deck de Lugia V-Star no Internacional de São Paulo, em novembro passado, temos centenas de cópias exatamente iguais, carta por carta, listas que são só alteradas no nome do jogador. E toda vez que um deck ganha, a tendência dos jogadores competitivos é copiar essa lista simplesmente, como se fosse ganhar automaticamente ao pegar esse deck.


E ai entra outra consequência do Efeito Reklev, a que a Oficina adora, pois Tord aparece com um deck completamente desacreditado por outros jogadores e detona quem está na frente. Agora, a lista dele tinha alguma coisa diferente? Não, uma lista básica de Gardevoir japonesa, mas a diferença aqui é treino, treino e treino. Tord é um pro player profissional, e insiste com uma ideia até o final de um evento, ou seja, ele transforma um deck em jogável, analisando, criando estratégias inclusive contra os metadecks que ele mesmo colocou em jogo.


O próprio Tord em entrevistas admite gostas de ideias inovadoras, tanto que ele muitas vezes publica em suas redes sociais o deck com a qual irá jogar. Não vemos listas copiadas na íntegra por ele, e os decks em que ele se baseiam tem sim modificações e impressões pessoais que tornam o deck dele único.


O que faz o Efeito Reklev tão marcante? Dedicação! Não existe outra palavra, qualquer deck, trabalhando e se desenvolvendo, sendo aprimorado torna-se o jogador cada vez melhor.


E você, qual sua opinião sobre o Efeito Reklev?

Até mais jogadores!

 
 
 

Comments


Desenvolvido por Fafin Pokecards. Criado com Wix.com

bottom of page