Nova Fase, Antigas Mecânicas
- Fafin Pokecards
- 26 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Fala galera!! Voltamos a mais um post escrito (mais em breve novos game tests em vídeo).
E hoje falamos sobre uma coisa interessante (até um desabafo) que está acontecendo no universo de Pokémon TCG, o processo de reinvenção de formatos de jogo.
Quando a primeira coleção de Espada & Escudo saiu, notamos que os Pokémon V seriam os sucessores da geração GX, que por sua vez foi a sucessora da geração EX e por ai vai. Mas analisando o jogo a partir da segundo coleção RIxa Rebelde, percebemos que os Pokémon V na verdade são uma nova versão dos Pokémon-EX.
Note que na fase XY de Pokémon TCG tivemos os Pokémon-EX e suas versões Mega, que tinham ataques muito melhores e mais HP, mais para balancear o jogo, existia a regra da Megaevolução, em que o turno terminava naquele momento, o que fez os jogadores usarem cartas como Link Espiritual dos seus Pokémon Mega.
Os Pokémon V são exatamente a mesma coisa dessa Megaevolução, com sua evolução VMax, mas sem o problema da regra de fim de turno, o que os tornou muito mais fortes até que os Aliados-GX. Isso torna o jogo extremamente forte e numa batalha de Pokémon VMax, o mais rápido a atacar garante os prêmios.
Mas temos uma crítica nisso.
A fase de Pokémon da coleção Sol & Lua começou a nos dar excelentes versões de Pokémon de evolução, aumentando e inovando estratégias, muitas vezes com Pokémon incomuns ou apenas raros que competiam ao mesmo nível com Pokémon-GX e até decks de Pokémon-GX que eram fantásticos e eram estágio 2.
Mas isso novamente mudou, pois a nova Mecânica VMax tirou esse fator do jogo, renovando a fase Megaevolução (agora VMax) e simplesmente tirando essa mecânica clássica.
A Oficina acredita que isso, num quadro competitivo é mais dinâmico, mas num fator global, o jogo regrediu, quando poderíamos ter outras dinâmicas tão mais legais, como Pokémon com dois tipos, a mecânica turbo para Pokémon não V, ou até modos de jogo de volta, como dois ativos, muitas ideias ótimas pra ficar só no Pokémon Colossais.
Para fecharmos esse post, logo teremos a "estréia" da Amazing Rare Cards, cartas de Pokémon com tipos alternativos, com custo de energia altamente misturados e que lembram... Pokémon Crystal.
Já que a mecânica funcionou, deixem com o mesmo nome. Ou tornem o jogo mais equilibrado, afinal precisamos mesmo de VMax com mais de 300 de HP?
Até mais pessoal!!
Comments