O Formato Pauper
- Fafin Pokecards
- 1 de jul. de 2018
- 2 min de leitura
E ai treinadores, blz? Hoje vamos conversar sobre um formato muito divertido de Pokémon e que anda ganhando bastante participantes, o formato Pauper.
O formato Pauper é original do Magic: The Gathering e que veio com a proposta de usar apenas cartas comuns criando uma acesso mais popular a ouros jogadores.
No Pokémon, nosso primeiro contato com o formato Pauper foi na Chuck TCG, onde participamos de um campeonato extremamente divertido e com decks altamente inusitados. Para nós da Oficina, foi uma alegria ver Pokémons esquecidos pelos formatos Standard e Expanded brilharem.
No formato Pauper Pokémon, usamos cartas comuns e incomuns do formato pré determinado, Pauper Standard ou Pauper Expanded, que tem suas restrições de acordo com o formato oficial da Pokémon Co. ou por determinação da loja que faz o formato Pauper, como segurar os Pokémons do Night March, pois mesmo sendo comuns ainda são um deck muito forte.
O mais legal do Pauper em nossa opinião é ver a criatividade dos jogadores e suas estratégias diferenciadas, coisa que perdemos um poucos nos formatos competitivos devido aos Pokémon EX e GX. Só o fato de termos estratégias variadas faz com que não exista um Metagame padrão nos eventos Pauper.
Neste último final de semana, a Mr. Fox de Mogi das Cruzes promoveu mais um evento Pauper, que já se tornou um dos mais divertidos e aguardados todos os meses, e pedimos para o vencedor do evento, o treinador Pedro Orlando, compartilhar seu deck vencedor conosco. Vamos ver!!
A mecânica do deck do Pedro gira em torno do Gliscor, que vem com duas versões (a Rock Slide e a Finishing Stinger). O jogo básico aqui é causar dano com o Gliscor Rock Slide, que com uma energia dá 20 de dano a 3 Pokémons, o ativo e dois no banco, distribuir os danos o mais rápido possível e ai com o Gliscor Fishining Stinger dar mais 70 de dano (ou mais com a Energia Intensa), levando a nocautes rápidos e muito eficientes. Ainda temos o Onix da Evolutions que trabalha como paredão, com seu ataque Harden, para que o jogo do oponente seja atrasado e os Gliscor preparados; Sudowodoo que com sua habilidade, restringe o banco do oponente, o que aumenta a eficácia de ataque do Gliscor. Ainda temos de quebra a Miltank que faz a cura praticamente total de quaisquer pokémon que for necessário.
Um deck verdadeiramente rápido e muito ofensivo, trabalhando bem com a energização dos Elixir Máximo e movimentação de energia. Parabéns Pedro!!
E ai treinadores? Empolgados com o formato Pauper?
Comentarios