top of page

Construindo um Deck

Fala ai treinadores!! Hoje o post é uma dica para novos treinadores ( e até para veteranos) sobre como se construir um deck.

É claro que quando falamos a respeito de um deck de Pokémon temos quase que infinitas combinações, mas segue aqui algumas dicas para treinadores que estão começando a montar seus decks e não estão a fim de já seguir listinhas metas. (alfinetadas eu?? kkkk)


A base que apresentamos aqui segue o atual formato dos theme decks (baralhos temáticos) da era Sol & Lua, que diga-se de passagem ganharam elogios por apresentarem decks que você poderia compra e fazer poucas modificações pra ter um baralho interessante para jogar.


Pokémon



Temos aqui em geral uma média que varia de acordo com a estratégia. Normalmente temos uma média de 8 a 20 Pokémons, contando básicos e evoluções.

Decks que utilizam Pokémon estágio 2 usam uma formação de 4-3-3 (4 básicos, 3 Estágio 1 e 3 Estágio 2), o que já completa 10 Pokémon. Para esses tipos de decks, o aconselhável é o apoio de Pokémon básicos com habilidades para que o estágio 2 possa atacar ou vice-versa, o Estágio 2 como suporte e o básico como atacante.

Temos algumas situações de decks especiais como Nidoqueen que trabalha com Meganium, Swampert que usam 3 Básicos e 3 Estágios 2, graças a habilidade da Meganium.


Para decks que funcionam com Estágio 1, temos formações normalmente de 4-4, que garante esse Pokémon evoluído em jogo. Decks de estágio 1 conseguem trabalhar com até dois estágios 1 diferentes e ainda ter suporte de Pokémon básico, como falamos acima.


Decks de Pokémons Básicos sempre foram febre e desde da coleção básica temos pelo menos um tipo de deck assim. Atualmente com os Pokémons Aliados-GX eles são meta e com certeza dão muito trabalho e desafio.


Energias


Assim como Pokémons, a quantidade de energias varia muito, numa média de 12 a no máximo 16 energias ( o que é muito, acredite!!). Se o deck tem Pokémon com custo entre duas a três energias pra atacar, umas 12 energias já são suficientes. Mais que isso apenas para decks que descartam muita energia para fazer o ataque. Considere esse número inclusive com energias especiais.


Treinadores


Aqui é que realmente você define seu deck!!

Cartas de treinador é que realmente giram seu baralho, dão maior poder de ataque ou defesa, mas algumas coisas são essenciais.

Cartas de Apoiador de compras são vitais e aqui você tem que ter pelo menos 6 a 8 apoiadores de compra, algo que você pode também usar cartas de Item para fazer, como Acro Bike.



Ferramentas Pokémon são opcionais, mas fazem uma grande diferença dependendo do deck. A Frigideira de Metal é essencial nos decks de Metal, por exemplo, tendo pelo menos 2 ou 3 cópias. Os pingentes de Fada também ditam o jogo quando colocadas no momento certo.

Cartas como substituição, Skate de Fuga por exemplo são essenciais para manutenção do banco, inclusive protegendo Pokémon de um nocaute.

Lembre-se que ter 4 cópias da carta no baralho facilita muito o seu uso. Se é uma carta que você usará muito raramente em um jogo, você pode ter 2 ou até uma cópia dessa carta.

Abuse muito do recurso de cartas que buscam cartas, como Pokegear 3.0, Analise do Bill e Janine. Cartas que devem estar nos decks para dar uma diferenciada na mecânica são Demolidor Wake, Desbravamento da Green e Desafio do Red que puxam cartas essenciais para o jogo.



Um bom deck não depende de cartas caras, mas sim da boa mecânica entre elas, portanto estude bem como interagir suas cartas.

Essas foram algumas de nossas dicas básicas, em breve alguns posts falando sobre mecânicas específicas de alguns decks. Até mais galera!!


Comentarios


Desenvolvido por Fafin Pokecards. Criado com Wix.com

bottom of page